Sua empresa tem um norte e navega com base em valores ou está à deriva?

Durante alguns anos trabalhei por conta própria dando aulas de informática. Considero que foi um período bom, mas que poderia ter sido melhor se eu não estivesse no modo “Deixa a vida me levar” do Zeca. Naquele momento, nem vinha na cabeça montar um plano de negócio com visão, missão e valores. Acredito que se eu tivesse racionalizado um pouco mais, teria tido mais fôlego e maior êxito.

Também, fui colaborador de algumas empresas, umas gigantes e outras nem tanto. Experiências essas, que me deram uma vivência prática do quão diferente é estar em um ambiente em que todos sabem onde se quer chegar (visão), o motivo pelo qual aquela instituição existe (missão) e com base de valores na qual se tomam todas as decisões do dia a dia. Tudo isso de forma clara, pois, os valores por exemplo, eles sempre já existem (bons ou maus) mas, na maioria das vezes, não são claros.

Sempre ficou nítido pra mim, que nas empresas que não tem essas questões definidas de forma clara, o ambiente não inspirava segurança em nós colaboradores e consequentemente nos clientes. O mercado de trabalho que já é instável, fica ainda mais. Pois a cada tratativa com clientes ou questões internas, não se tinham valores claros para uma resolução de forma justa. Em determinado momento, onde a questão financeira já está mais estável, o colaborador chega pra mais um dia de trabalho sem saber muito bem o motivo de estar ali ou começa a ligar o radar para outras oportunidades, por sentir falta de participar de algo com um propósito maior, o que gera uma brutal perda de talentos.

E para o empresário, seu negócio vira um desafio muito mais desgastante do que deveria, pois tem que lidar com as questões sempre de forma reativa ao mercado. E por muitas vezes se dispersando, por questões que seriam irrelevantes diante do foco/visão [que ele não tem].

Trago aqui o exemplo da Natura:

Missão: 

Nossa Razão de Ser é criar e comercializar produtos e serviços que promovam o bem-estar/estar bem. Bem-estar é a relação harmoniosa, agradável, do indivíduo consigo mesmo, com seu corpo. Estar bem é a relação empática, bem-sucedida, prazerosa, do indivíduo com o outro, com a natureza da qual faz parte, com o todo.

Valores:

o A vida é um encadeamento de relações. Nada no universo existe por si só, tudo é interdependente. Acreditamos que a percepção da importância das relações é o fundamento da grande revolução humana na valorização da paz, da solidariedade e da vida em todas as suas manifestações.

o A busca permanente do aperfeiçoamento é o que promove o desenvolvimento dos indivíduos, das organizações e da sociedade.

o O compromisso com a verdade é o caminho para a qualidade das relações.

o Quanto maior a diversidade das partes, maior a riqueza e a vitalidade do todo.

o A busca da beleza, legítimo anseio de todo ser humano, deve estar liberta de preconceitos e manipulações.

o A empresa, organismo vivo, é um dinâmico conjunto de relações. Seu valor e sua longevidade estão ligados à sua capacidade de contribuir para a evolução da sociedade e seu desenvolvimento sustentável.

Visão:

A Natura, por seu comportamento empresarial, pela qualidade das relações que estabelece e por seus produtos e serviços, será uma marca de expressão mundial, identificada com a comunidade das pessoas que se comprometem com a construção de um mundo melhor através da melhor relação consigo mesmas, com o outro, com a natureza da qual fazem parte, com o todo.

Tire algum tempo para refletir sobre os motivos pelo qual sua empresa existe ou vai existir; onde você quer chegar (de forma clara e mensurável) e quais valores que você não abre mão.

Para algumas questões é legal deixar a vida te levar, mas para outras, vamos de Lenine: “Quem leva a vida sou eu”.

Artigo de autoria de André de Avelar, colaborador da AURESIDE