Dados de mercado: o que os clientes finais procuram em uma casa inteligente

Fonte: KNX Association - Artigo traduzido e adaptado

Através da sua ferramenta online KNX Planning Guide, que visa ajudar os clientes finais a definir os seus requisitos e prioridades, a Associação KNX fez um estudo com mais de 4000 pessoas e reuniu alguns dados de mercado interessantes.

O mercado imobiliário

OBS: pesquisa feita no mercado europeu

Com base em 4.095 respostas durante 2023, o cliente típico possui uma casa recém-construída com mais de 150 m² avaliada entre 250 mil e 500 mil euros, e seu orçamento para tecnologia de casa inteligente está entre 5 mil e 20 mil euros.

Mais detalhadamente, quase 82% possuem uma casa em vez de um apartamento, e mais de 76% estão envolvidos num novo projecto de construção em vez de numa modernização de uma instalação existente. Pouco mais de 51% das casas eram de maior dimensão, nomeadamente mais de 150 m2, e das faixas de preços dos imóveis, as mais populares (33%) situavam-se na faixa média de 250 mil euros – 500 mil euros. Mais de metade (55%) também tinha um orçamento na faixa intermediária entre 5 mil e 20 mil euros.

O infográfico abaixo dá mais detalhes:


Aplicações e Interesses

A principal prioridade dos clientes é o conforto, seguido da acessibilidade / intuitividade (meios de controle), eficiência energética e segurança. A aplicação que mais lhes interessa é a iluminação, seguida de HVAC (climatização), controle de venezianas e cortinas, monitoramento de imagens, controle remoto, segurança, Audio e Vídeo, acesso a portas, controle de voz, soluções personalizadas e habitação assistida. O prazo mais comum para iniciar o trabalho era de 31 a 90 dias.

O infográfico abaixo dá mais detalhes:


Resumo

Embora estes dados de mercado tratem apenas de projetos residenciais (incluindo a crescente necessidade de escritórios domésticos), é emocionante saber que existem milhares e milhares de pessoas interessadas em envolver-se com automação residencial e iniciar os seus projetos num futuro muito próximo.

Talvez compreensivelmente, os projetos de novas construções sejam o tipo de projeto mais popular, mas há também muito interesse na modernização da tecnologia inteligente, proporcionando oportunidades para soluções sem fios.

Conforto, controle e eficiência energética são pontos de venda claros, com a segurança logo atrás. Todos estes são pontos fortes da oferta de um integrador e é bom saber que a mensagem está no ar!