Fonte:
Os pesquisadores dizem que os assistentes de voz são vulneráveis a comandos de voz em frequências fora do alcance da audição humana.
Muito tem sido feito sobre segurança cibernética em casas inteligentes nos últimos meses, com o governo dos EUA tomando medidas este ano ao propor o Cyber Trust Mark, o equivalente em segurança cibernética do rótulo Energy Star que certifica que um dispositivo atende aos padrões básicos de segurança cibernética. Agora, novas pesquisas sobre a ameaça de ataques cibernéticos quase ultrassônicos estão nos dizendo exatamente por que precisamos prestar atenção à segurança cibernética da IoT.
Nos registros para o processo Cyber Trust Mark da Comissão Federal de Comunicação, os pesquisadores dizem que comandos de voz inaudíveis – sinais de áudio normalmente além do alcance auditivo do ser humano adulto médio, podem emitir silenciosamente comandos maliciosos para dispositivos IoT ativados por voz.A vulnerabilidade foi até declarada tão grave que está registrada no Banco de Dados Nacional de Vulnerabilidades do Instituto Nacional de Padrões e Tecnologia. Rastreado como CVE 2023-33248 e associado pela primeira vez ao software Amazon Alexa, os pesquisadores dizem que isso permite que os invasores forneçam comandos relevantes para a segurança por meio de sinais de áudio entre 16 e 22 kHz.
Os comandos nessas frequências “essencialmente nunca são falados” por usuários autorizados, mas uma fração substancial dos comandos emitidos nessas frequências é executada com sucesso.
Dois dos arquivadores da FCC, Forrest McKee e David Noever, são pesquisadores da consultoria de engenharia PeopleTec, com sede no Alabama, e têm experiência em pesquisas para a NASA e o Departamento de Defesa. Em um artigo de pesquisa publicado na edição de maio de 2023 do International Journal of Network Security and Its Applications, os dois chamam a vulnerabilidade de “ataque quase ultrassônico”, no qual esses comandos maliciosos e inaudíveis são transmitidos via Zoom, YouTube, Teams ou um usuário com dispositivo móvel, com a intenção de atingir vários dispositivos IoT conectados.
-------------------------------------------------------------------------------------------
Quer ler outros artigos sobre Cybersegurança?
É seguro ter uma casa inteligente?
A demanda por produtos para casa inteligente continua a crescer, apesar das preocupações com privacidade e segurança