Quem é o novo usuário de casa inteligente?


Em 2024, o mercado doméstico inteligente entrou numa nova fase de desenvolvimento: o "middle market". O perfil do adotante da casa inteligente hoje parece diferente do que era há alguns anos. O “superusuário” que comprava tecnologia imediatamente após a sua disponibilidade no mercado não é mais o centro da história.

A “maioria inicial” de adotantes de tecnologia com uma casa inteligente simples é agora o maior segmento do mercado. As soluções para casas inteligentes continuam a migrar para o mercado intermediário, com cada vez mais famílias comprando dispositivos pela primeira vez.

Ao mesmo tempo, ainda muitos sistemas e dispositivos são concebidos para pessoas com rendimentos elevados e forte afinidade tecnológica.

Assim, as empresas do setor de casa inteligente devem entender o que os clientes "novos" mais valorizam e repensar desenvolvimento de produtos, preços, mensagens e estratégias de suporte para melhor atender a maioria inicial que está chegando agora...

Um novo estudo desenvolvido pela Parks Associates mostra quem é este novo usuário de casa inteligente e avalia as necessidades exclusivas deste segmento de mercado. A pesquisa fornece estratégias para fazer crescer o mercado, abordando como eliminar as barreiras à entrada:

Historicamente, a maioria dos compradores de produtos domésticos inteligentes são identificados como inovadores ou pioneiros (early adopters) - o que significa que eles gostam de tecnologia e a usam regularmente em suas vidas. Recentemente, no quarto trimestre de 2021, 56% de todos os dispositivos domésticos inteligentes tiveram seus proprietários identificados como Inovadores ou Pioneiros. Mas esses Superusuários não são mais o centro do mercado hoje...

Hoje, apenas 39% dos proprietários de dispositivos domésticos inteligentes se enquadram nesses dois segmentos, indicando uma tendência mais popular nos EUA.

Os consumidores estão adotando dispositivos domésticos inteligentes.

Esses adotantes de tecnologia da “maioria inicial” com uma casa inteligente simples agora constituem o maior segmento do mercado. Este grupo de compras tem necessidades diferentes. Eles priorizarão benefícios pragmáticos em vez de resultados impressionantes, recursos tecnológicos ou propostas de valor complexas.

A indústria de residências conectadas está entrando em uma nova fase em que os esforços de marketing e design podem ser redirecionado para um usuário mais "convencional", com a maioria inicial continuando a aumentar e um número significativo. Assim, uma mudança em direção ao "mercado intermediário" pode finalmente estar em andamento.

As empresas do ecossistema de casa inteligente devem ajustar suas estratégias de marketing e design de produtos para dar conta da transição dos primeiros adotantes para a maioria inicial. Esta mudança é crítica para atravessar o abismo.

Ver gráfico abaixo

Constate as importantes mudanças nos ultimos cinco anos!

Por exemplo, 29% dos compradores recentes de dispositivos domésticos inteligentes são novatos (possuem apenas 1-2 dispositivos domésticos inteligentes). Isso equivale a 15% de todos os lares com internet nos EUA ou mais de 17 milhões de lares.


Os consumidores que são novos no mercado doméstico inteligente estão muito mais próximos do consumidor convencional do que daqueles primeiros a adotar a casa inteligente, que muitas vezes eram apenas os inovadores e entusiastas. 

A indústria precisa se concentrar nos benefícios e nas mensagens que inspirarão esses compradores do mercado intermediário a adquirir seus próximos  dispositivos domésticos inteligentes. Eles são mal atendidos nos serviços de segurança, o que é um problema universal e com uma proposta de valor atraente, mas as mensagens devem ser mais inclusivas, concentrando-se nos benefícios práticos e facilidade de integração na vida cotidiana para atrair esse público mais amplo.

Então, quem é o novo usuário de casa inteligente? Como atendê-lo a contento?

Estamos preparando um relatório em formato de e-book bem completo onde todas estas questões (e várias outras)  estão sendo atualizadas! 

Se você quiser reservar seu exemplar, clique aqui!