Em alguns países, como os Estados Unidos, já se percebe uma forte tendência de negócios, inicialmente conduzida pelos integradores mais inovadores e que agora se alastra para mercados antes inexplorados. Recentes pesquisas mostram que já chega a 50% o percentual de integradores que responde ter atendido estas demandas em seus projetos mais recentes.
Mas quais seriam estas soluções emergentes?
Vamos mencionar as mais utilizadas, no entanto a lista é crescente e a cada momento podem surgir ofertas de novas tecnologias disponiveis aos integradores:
- iluminação dinâmica (ou circadiana)
- qualidade do ar interior (aspiração central)
- design biofílico - ambientes digitalizados ("paisagens sonoras", telas de arte digitais, etc.)
- purificação de água
- fachadas e iluminação natural controladas
- aging-in-place (envelhecimento no lugar)
- tecnologia ligadas à saúde, como telemedicina e outros.
Durante esta fase piloto, o IWBI trabalhará com usuários globais e vai coletar informações das partes interessadas em oferecer feedback para refinar o novo padrão, garantindo que seja um produto robusto e aplicável globalmente.
Introduzido inicialmente em 2014, o WELL Building Standard viu um explosivo crescimento após a pandemia e continua a ver uma solicitação generalizada em escala global. WELL para residencial é “um estudo baseado em evidências, um programa de certificação para arquitetos, construtores, desenvolvedores e operadores para criar produtos mais saudáveis e casas mais resilientes”, de acordo com a organização.
Como integrador, você precisa saber quais são os recursos potenciais que a tecnologia já dispõe e que você pode oferecer aos seus clientes. Sua estratégia – especialmente para clientes mais sofisticados – deve ser uma demonstração de todas as capacidades da tecnologia e ajuda-los a imaginar o potencial máximo da sua experiência de vida.
Você descobrirá que uma abordagem subtrativa para a descoberta é um processo muito melhor do que uma aditivo. Se um cliente precisar reduzir a lista de opções que você apresentou, você agora lhes mostrou o padrão-ouro ao qual podem aspirar - e despertou sua imaginação.
E lembre-se: se um cliente em potencial se contenta com “bom”, é mais difícil apresentar “melhor”.
Ambientes como cozinha e banheiros normalmente não são muito explorados pelos integradores, no entanto têm importancia crescente nesta abordagem de bem-estar.
Portanto, como essas salas podem ser complexas, as oportunidades para soluções tecnológicas são exclusivas para esses espaços. Você provavelmente descobrirá, no entanto, que ao falar com os clientes sobre a maneira como eles usam estes locais, você aprenderá um pouco sobre o que a família pode desejar no resto da casa!
O texto acima foi baseado em um relatório bastante detalhado publicado pelo CePro nos Estados Unidos expondo o tema. Se quiaser receber uma cópia deste relatório, clique na imagem abaixo e enviaremos para você (edição original em ingles)