Destaques da casa inteligente: foco mudando para saúde e bem-estar

Fonte:



À medida que os consumidores continuam a integrar dispositivos e serviços conectados cada vez mais profundamente em seus estilos de vida diários, eles começam a trazer as mesmas expectativas e desejos para sua saúde e bem-estar.

A casa inteligente está se tornando uma casa saudável, e isso é particularmente verdadeiro quando se trata do setor de residências para idosos, já que a preferência por “idade no local” aumentou drasticamente nos últimos anos.

Adicione a isso o fato de que a população dos EUA está envelhecendo. Atualmente, existem cerca de 50 milhões de americanos com mais de 65 anos, de acordo com o US Census Bureau, e esse número aumentará acentuadamente na próxima década. Até 2030, o Census Bureau estima que haverá 78 milhões de americanos com mais de 65 anos – o que significa que um em cada cinco residentes da população dos EUA estará em idade de aposentadoria.

Tecnologia de saúde e bem-estar

Embora a maioria das manchetes em torno da casa inteligente/espaço de tecnologia inteligente tenha se concentrado em como a tecnologia estava tornando a vida doméstica mais divertida, prazeirosa e mais eficiente em termos de energia, é hora de abrir espaço para o item que também está ajudando as pessoas viver vidas mais saudáveis.

Saúde e bem-estar agora se tornaram um fator importante para construtores e integradores de tecnologia, bem como para proprietários de residências. Há uma infinidade de dispositivos domésticos inteligentes que priorizam a saúde e o bem-estar do proprietário.

Entre as categorias que estão claramente promovendo benefícios para a saúde, estão:

Controle de voz

O comando de voz não é mais simplesmente fazer com que o Alexa resolva alguns problemas rotineiros ou toque suas músicas favoritas. Hoje, os alto-falantes inteligentes podem controlar outros dispositivos inteligentes em casa, de modo que acender as luzes, operar o aspirador inteligente, controlar a temperatura... até mesmo fazer pedidos on-line, tudo isso pode ser feito simplesmente por comando de voz.

Como uma empresa de sistemas de automação residencial controlada por voz, Josh.ai sabe como usar comandos de voz orientados por IA para controlar todos os dispositivos em uma casa é mais do que apenas conveniência.

“O controle de voz oferece uma solução elegante para quem pode ter problemas de mobilidade ou visão deficiente. Por que arriscar levantar para ajustar um interruptor de luz ou um termostato e correr o risco de cair no processo, se alguém com esse tipo de limitação não precisa? O controle de voz reduz o risco para os idosos e permite que eles vivam de forma independente por mais tempo do que de outra forma”, explicou o cofundador e CEO da Josh.ai, Alex Capecelatro.

Destaques da casa inteligente mudando para saúde e bem-estar

Haja Luz Circadiana


A iluminação inteligente hoje é sobre como a temperatura da cor das luzes se ajusta naturalmente para manter seu corpo em seu ritmo natural. O argumento aqui é que a iluminação inteligente pode tocar todas as partes da vida dos proprietários de maneiras muito positivas. Esta tendência bastante nova na iluminação doméstica também é chamada de iluminação circadiana ou iluminação centrada no ser humano e representa uma abordagem totalmente nova para o design de iluminação.

A capacidade da tecnologia de simular a luz do dia e o crepúsculo e desenvolver uma conexão mais profunda com o ar livre ajuda a reduzir o estresse, pois a luz tem um grande efeito em nosso ritmo circadiano e a iluminação regular interfere nisso. Em última análise, isso pode causar inúmeros problemas de saúde. A iluminação centrada no ser humano é programada para fornecer a quantidade correta de luz na temperatura de cor correta para trabalhar em harmonia com seu ritmo circadiano, e não contra ele.

“O objetivo da iluminação centrada no ser humano é melhorar a experiência humana, em particular, para satisfazer nosso desejo de luz solar natural. Trata-se de soluções avançadas de iluminação que simulam a mudança do espectro de cores e da intensidade da luz ao longo do dia”, explica Liana Frey, vice-presidente de Marketing da Ketra, especialista em tecnologia de iluminação. “Esta luz natural simulada combina perfeitamente com a luz do dia, para que você possa começar o dia com luz brilhante e energizante e relaxar com o mesmo brilho quente da noite que experimentaria ao ar livre quando o sol começar a se pôr.”

Zzzzzzzzz

Então, quando essas luzes finalmente começarem a escurecer, é hora de dormir e, como todos sabem, uma boa noite de sono é fundamental para uma boa saúde e um dia produtivo. Os colchões e estrados inteligentes de hoje usam todos os tipos de novas tecnologias de sono, como tecnologia de temperatura avançada para criar um microclima personalizado e responsivo. Os colchões inteligentes também ajustam automaticamente a firmeza à medida que o usuário se move durante a noite e também integram a tecnologia de rastreamento do sono e/ou controles baseados em aplicativos que permitem aos usuários monitorar quanto tempo dormem e quantas vezes acordam todas as noites.

O eletrodoméstico (realmente) inteligente

Enquanto a geladeira ficou ocupada um tempo atrás, informando aos proprietários o que estava faltando, o que estava perdendo o frescor e assim por diante, o resto da cozinha finalmente se recuperou. Fornos e micro-ondas inteligentes agora apresentam recursos de leitura de código de barras para baixar instruções de cozimento, bem como sensores de umidade para evitar que os alimentos sequem, juntamente com várias opções de comando de voz. A Sharp apresentou recentemente seus fornos de bancada a vapor superaquecido, que a empresa afirma, vapores cozinham alimentos com resultados mais saborosos e saudáveis.

Adicione bancadas de ajuste automático que se ajustam para acomodar as diferentes alturas das pessoas na casa e isso é apenas a ponta do iceberg na cozinha inteligente de hoje. Toda essa tecnologia leva a resultados de cozimento mais saudáveis para os consumidores mais preocupados com a nutrição.

Aspiradores inteligentes vão além da mera limpeza

O aspirador inteligente ou robô evoluiu muito além de simplesmente limpar o chão, pois hoje alguns modelos apresentam capacidade simultânea de aspirar/esfregar com mapeamento residencial avançado baseado em laser, identificação e prevenção de objetos e monitoramento remoto que traz alguma tranquilidade aos proprietários. Acrescente a capacidade de remover quase todas as bactérias do chão e essas coisas estão aspirando o estresse, bem como a poeira e a sujeira, tornando o interior da casa muito menos insalubre.

Respire fundo, é saudável

Os proprietários realmente não querem saber a quantidade real de coisas prejudiciais que estão respirando em seus pulmões e que circulam pelo ar em suas casas (alerta de spoiler: de acordo com a EPA, os níveis de poluentes do ar interno costumam ser de 2 a 5 vezes superiores aos níveis exteriores. Disse-lhe que não queria saber).

Portanto, não é surpresa que os purificadores de ar para toda a casa estejam na moda, pois ajudam a reduzir o número de alérgenos e odores de animais de estimação que se acumulam em casa. As unidades de hoje são projetadas para lidar com as tarefas de purificação do ar em toda a sua casa, filtrando alérgenos de animais de estimação e outros poluentes do ar interno, como poeira, mofo e muito mais.

Algumas casas inteligentes também estão sendo construídas com sensores que, quando altos níveis de alérgenos são detectados, ajustam seu sistema de filtragem de ar para literalmente limpar o ar quando for mais necessário.

“É ótimo saber que muitos integradores de tecnologia estão adicionando o design Wellness/Healthy Home à sua lista de serviços. Nós, da Home Technology Association, damos as boas-vindas a essa tendência e é ótimo ver empresas como Delos e Pure365 alcançando a comunidade de integradores de tecnologia doméstica”, disse Josh Christian, CEO da Home Technology Association. “Permanecer o mais saudável possível está na mente de todos hoje, e tornar nossas casas um refúgio seguro de quaisquer toxinas e poluentes desnecessários é algo pelo qual todos devemos nos esforçar. A integração de sistemas de iluminação de ritmo circadiano, purificação de ar e água e outras tecnologias de bem-estar doméstico na infraestrutura da casa abre caminho para a coordenação inicial do projeto entre arquitetos, designers de interiores e integradores de tecnologia doméstica”.

Empurrão Centrado em Sênior

Embora todas as opções acima sejam ótimas notícias para todos os consumidores domésticos inteligentes, o mercado sênior também está recebendo alguns desses holofotes de tecnologia inteligente saudável hoje.

A AARP descobriu que os consumidores com mais de 50 anos estão ajudando a alimentar a demanda por tecnologia doméstica inteligente, como monitoramento doméstico, sistemas de segurança, assistentes domésticos e eletrodomésticos inteligentes. Muitos acham que os produtos são convenientes e lhes dão tranquilidade. E esse mercado está cheio de oportunidades, como a AARP nos diz, embora muitos adultos com 50 anos ou mais estejam interessados em comprar tecnologia de segurança doméstica inteligente, apenas 10% dos americanos mais velhos estão usando esses dispositivos de segurança.

Preocupar-se com o dia a dia da mãe e do pai à medida que “envelhecem no local” é uma grande preocupação para o resto da família; portanto, o monitoramento remoto está ganhando força no mercado doméstico inteligente ultimamente.

“Olhando para o futuro, os avanços que nossa equipe está fazendo na frente de aprendizado de máquina irão percorrer um longo caminho no monitoramento remoto (para idosos). Ao utilizar sensores e entender com que frequência eles podem se levantar para ir ao banheiro, por exemplo, a tecnologia pode notificar familiares ou cuidadores sobre irregularidades para que eles saibam que devem fazer o check-in para garantir que essa pessoa esteja bem”, acrescentou Capecelatro de Josh.ai .

A Caspar.AI é outra empresa de tecnologia de casa inteligente focada no mercado de residências para idosos, pois fornece uma experiência de casa inteligente pronta para mudança que se adapta às necessidades de cada residente específico. Sua tecnologia orientada por IA ajuda a promover um estilo de vida saudável e confortável para os idosos, garantindo que eles possam viver de forma independente no conforto de suas próprias casas.

“Nossa tecnologia, chamada CasparAdapt, constrói um modelo das preferências de diferentes pessoas em diferentes situações usando aprendizado de co-reforço profundo. O CasparAdapt começa com padrões razoáveis aprendidos em todas as casas, por exemplo, dormir significa luzes apagadas e cortinas fechadas, e cozinhar significa luzes mais brilhantes e termostato para resfriamento”, explicou o CEO da Caspar, Ashutosh Saxena. “Agora, considere o horário de dormir quando uma pessoa se levanta para ir à cozinha buscar água durante a noite. Uma pessoa pode querer que as luzes permaneçam apagadas, enquanto a outra pessoa (p.ex., um residente sênior) pode querer que as luzes diminuam para que ele não caia. Caspar aprende coletando esse feedback conforme as pessoas moram na casa e, assim, com o tempo, começa a se adaptar às suas preferências específicas.”

Com aproximadamente 30% da população dos EUA atingindo mais de 55 anos, e esse número projetado para dobrar até 2050, Saxena vê um mercado onde a tendência de “idade no local” mencionada também crescerá. Isso colocará alguma pressão sobre o resto da família, pois eles vão querer saber como mamãe e papai estão lidando com essa independência em idades mais avançadas.

“As casas Caspar AI permitem uma vida segura, saudável e independente. Os idosos podem ficar inativos devido a incidentes como doenças ou quedas”, acrescentou Saxena. “Nossa tecnologia CasparSense, que usa aprendizado de preservação da privacidade, detecta se as pessoas estão doentes ou inativas, notificando seu respectivo círculo de atendimento. Ser capaz de saber que seus pais são ativos pode dar uma enorme tranquilidade aos filhos.”

Casa Sekisui no MIT

Do outro lado do mundo, temos a Sekisui House, uma das principais construtoras do Japão, e construir uma ponte para uma maior independência dos idosos é um de seus objetivos centrais atualmente. Uma colaboração recente com o Institute of Medical Engineering and Science (IMES) do MIT, chamada The Sekisui House at MIT, está centrada no desenvolvimento e adaptação do modelo de casa conectada “Platform House” da Sekisui para as populações dos EUA.

A Platform House – prevista para estrear em cerca de 100 residências no Japão este ano – faz uso de tecnologia de ambiente incorporada em todas as partes da casa, do chão ao teto. O objetivo de toda a tecnologia incorporada é monitorar silenciosamente os dados de saúde e comportamento dos habitantes e usá-los em benefício dos moradores.

“Um dilema crescente no Japão, assim como globalmente, é como manter uma população crescente de idosos saudáveis e seguros em casa”, diz o Dr. Elazer Edelman, diretor do IMES. “Estamos ansiosos para embarcar nesta colaboração de pesquisa com a Sekisui House, a fim de investigar tecnologias avançadas de monitoramento de bem-estar que abordam esse importante problema. E achamos que este programa empolgante aprimorará a missão de educação, pesquisa e inovação no MIT e além.”

O mercado de Smart Home continua a evoluir em um ritmo vertiginoso e essa evolução agora inclui uma vida mais saudável e a capacidade dos idosos de “envelhecer no lugar” com mais elegância. E tudo isso apresenta novas oportunidades para toda a comunidade de design conectado.

“O cenário da tecnologia em casa está evoluindo rapidamente. Existem mais oportunidades agora do que nunca para projetar espaços que proporcionem bem-estar mental e físico em toda a casa”, concluiu Jaime Restrepo, gerente de operações da Restrepo Innovations. “Toda essa tecnologia terá que ser instalada por alguém, e esse alguém será um integrador com conehcimento técnico de confiança com o processo e equipamento corretos.”