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1) O futuro da habitação está conectado. Os consumidores esperam cada vez mais que suas casas tenham soluções inteligentes que sejam convenientes, ecológicas, seguras e construídas sobre uma rede doméstica confiável e de alto desempenho. Proprietários e gerentes de condomínios multifamiliares (MDU, no original em inglês), compostas por apartamentos e condomínios inteligentes, residências para idosos e repúblicas estudantis, estão avaliando e investindo em tecnologia que abre uma nova geração de gerenciamento de propriedades e experiência para os moradores.
2) A conectividade sempre ativa e a tecnologia doméstica inteligente oferecem novas maneiras para os gerentes de condomínios se diferenciarem e agregarem valor. O ambiente de aluguel altamente competitivo cria uma necessidade mais premente de atrair e reter moradores.
3) O benefício mais significativo da instalação de dispositivos domésticos inteligentes em MDUs é o aumento do valor do aluguel. Outros benefícios incluem a redução de reclamações dos residentes e usuários atuais e um aumento na atração de novos, entre muitos outros.
4) As solicitações dos moradores são um motivador importante para os gerentes condominiais e proprietários das unidades na implantação de soluções domésticas inteligentes. Os cinco recursos mais solicitados são iluminação automatizada, eletrodomésticos inteligentes, aumento dos níveis de segurança nas áreas comuns, aumento da velocidade da banda larga e o acesso remoto às unidades residenciais.
5) À medida que a tecnologia continua a ser adicionada, as áreas de garagem e de estacionamento baseado em IA (Inteligência Artificial) pode se tornar uma parte fundamental da experiência. Mensagens dinâmicas podem ser incorporadas para ajudar a melhorar esta experiência. À medida que a adoção de veículos elétricos continua a crescer, os consumidores procuram condomínios que ofereçamr estações de carregamento; e os incorporadores imobiliários recorrerão a tecnologias baseadas em novas tecnologias para gerenciar o seu uso.
6) Novas soluções tecnológicas em MDUs podem reduzir os riscos de roubo e perdas ou danos causados por mau tempo ou equipamentos com defeito.Isto pode depender do tipo de equipamento utilizado e dos níveis de integração, mas hoje existe uma grande variedade de soluções para proteger a propriedade. Embora o principal benefício seja a mitigação de perdas, algumas seguradoras estão começando a oferecer descontos para soluções inteligentes, principalmente no setor de residências unifamiliares.
7) À medida que a concorrência aumenta, o suporte pós-venda é uma importante oferta e diferencial. O uso de dispositivos conectados aumenta e torna-se necessário maior controle centralizado, especialmente se os dispositivos usarem diferentes tecnologias de comunicação (por exemplo, Z-Wave, Zigbee, LoRa) além do Wi-Fi.
8) Os provedores de serviços têm uma vantagem diferenciada por ja´terem um relacionamento existente com o Condomínio, principalmente se já fornecem serviços de Internet em massa. Com as novas regulamentações que surgem sobre o relacionamento das ISPs (concessionárias de serviços de Internet) e MDUs, os acordos de Internet em massa permitem que os MDUs recuperem esse fluxo de receita perdido, melhorando a experiência do morador. Como as implantações de Internet em massa, incluindo redes Wi-Fi gerenciadas, facilitando a adoção pelo MDU de dispositivos domésticos inteligentes, os ISPs que oferecem esses serviços têm vantagem no mercado.
9) Os condomínios geralmente estão espalhadas por áreas maiores de terreno e são frequentemente compostas por várias torres. Assim os pontos de acesso físico para unidades residenciais geralmente estão localizados na parte externa dos edifícios. Isso aumenta a demanda dos residentes por soluções de acesso e segurança, como utilização de vídeo porteiros, câmeras de segurança e fechaduras inteligentes. Por sua vez, as áreas comuns compartilhadas, cada vez mais oferecem novos serviços e também necessitam deste tipo de sistema.10) Soluções em nuvem se tornam relevantes e necessárias. Trabalhar com fornecedores destes serviços é necessário para que os proprietários/gerentes de condomínios implantem novas tecnologias. Os MDUs devem garantir que os ecossistemas de IoT não sejam fragmentados. Isso inclui o back-end e o front-end. Os MDUs devem verificar se os dispositivos e soluções podem se integrar aos sistemas de back-end, seja localmente, por meio de conexões de API ou por meio de uma conexão de nuvem para nuvem.
Conclusão
A pesquisa mais recente da Parks Associates sobre inovações tecnológicas e implantação nos mercados de condomínios, MDU (unidade multifamiliar) e SMB (pequenas e médias empresas) revela que 77% dos gerentes de propriedades e proprietários de edifícios que instalaram dispositivos inteligentes relatam que este acréscimo tecnológico levou ao aumento dos aluguéis e maior atração de novos interessados em suas propriedades.
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